A tempera de metal é um processo químico e mecânico aplicado principalmente em aço que tem por objetivo aumentar o tamanho, resistência, força e elasticidade da peça, bem como a sua capacidade de receber trabalho mecânico ou de moldagem.

Nesse processo, geralmente, são usados ácidos, água, líquidos aquecidos e processos aquecidos que funcionam com gases. Dependendo do tipo de metal e das condições requeridas, existem diferentes formas de tempera, como a temepra a frio, quente e isotérmica.

Através do resfriamento, a tempera possibilita o aumento não somente na dureza na peça, mas também na sua resistência à corrosão e trabalhos mecânicos, além de possíbilitar o aumento da elasticidade na peça. No entanto, também resultam numa redução na ductilidade da peça.

O processo de tempera precisa ter extremo cuidado

Já que qualquer alteração na temperatura ou outros fatores podem ocasionar em mudanças indesejáveis na peça, tornando-a suscetível a quebras, rachaduras, rombos, trincas e outros defeitos. Por isso é necessário ótima qualidade, controle atento de temperatura e processos em equipe preparada e experiente.

O texto acima "Benefícios Ambientais do Cobre" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.