A revolução digital veio mudar radicalmente a forma como geramos, usamos e armazenamos a eletricidade. O uso crescente de dispositivos eletrônicos e equipamentos que consomem electricidade está transformando a forma como usamos a energia elétrica. Estas novas tecnologias tem criado novas necessidades e mudado a forma como consumimos os recursos energéticos.

Tecnologias como sensores digitais, a Internet das Coisas (IoT), plataformas de monitorização remota, tecnologia de rede de controle distribuído (DRN) e inteligência artificial estão sendo usadas em conjunto para monitorizar e controlar o uso da energia elétrica. Estas tecnologias permitem aos usuários monitorizar e controlar a produção e o consumo de electricidade, assim como a sua eficiência.

A importância de redes inteligentes

Estas tecnologias também têm permitido a criação de redes inteligentes que se auto-gestionam e podem fornecer um fornecimento de energia mais seguro e fiável. Essas redes inteligentes permitem melhorar a eficiência do sistema de energia elétrica, pois as informações recolhidas sobre as condições de fornecimento de energia podem ser usadas para fazer previsões e gerenciar o abastecimento.

A tecnologia também está permitindo que os proprietários de sistemas de energia elétrica geram e vendam electricidade. Isto permite que os proprietários obtenham lucros adicionais através de fontes alternativas de energia, como painéis solares ou turbinas eólicas. Isto tem o potencial de reduzir drasticamente os custos de produção da energia elétrica e incentiva o uso de energia renovável para gerar electricidade.

O texto acima "Como a revolução digital está afectando a Energia Elétrica?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.