Poluição da luz e iluminação artificial

Com a crescente demanda por iluminação artificail, também aumenta a preocupação por poluição da luz. A poluição da luz ocorre quando a luz artificial é refletida ou emite na direção errada, duplicando a luz necessária para um local. Esta luz indesejada pode reduzir a visibilidade, interferir com a vida animal e afectar o equilíbrio dos ciclos plagrásticos.

A principal preocupação com a poluição luminosa é o seu efeito na qualidade de vida. As luzes artificiais muito brilhantes ou inadequadas podem levar a problemas como níveis mais altos de estresse e distúrbios do sono. Além disso, as luzes mais brilhantes podem levar a queda da produtividade, dificuldade em concentração em atividades noturnas e dificuldade em se conectar com a natureza.

Soluções para a poluição luminosa

Algumas soluções para a poluição luminosa incluem a adopção de luzes de cor mais suaves e a istalação de sensores de luz, para que a comunidade possa controlar o nível e a qualidade da luz. Também é importante que os governos apliquem padrões e regulamentos mais rigorosos para a instalação e a operação das lâmpadas usadas na iluminação exterior ou dos outdoors. Além disso, todos podem desempenhar um papel na redução da poluição luminosa, lembrando-se de que apagando as luzes quando não forem utilizadas.

O texto acima "Poluição da luz e iluminação artificial" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.